Luz nas trevas da ignorância (27 de setembro de 1974)


Quando se instituiu o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, nem toda a gente conseguiu, de imediato, exteriorizar uma confiança ilimitada, sobre os efeitos seguros e palpáveis futuros, que o mesmo viria a alcançar.

De certa forma, dois motivos poderiam justificar essa espécie de frieza popular, ou mesmo de dúvidas sobre os êxitos do MOBRAL, incógnitos na oportunidade e reais e sacramentados nos dias de hoje.

Por um lado, lembravam alguns de movimento análogo, surgido em pretérit, sob a denominação de Campanha de Educação de Adultos. Apesar da importância e mesmo da nobreza de suas finalidades, a CEA não conseguiu produzir todos os efeitos que seria de esperar.

Por outro lado, na ocasião do surgimento do MOBRAL, o país principiava a engatinhar, sob a égide do regime revolucionário – situação hoje definida, mercê de Deus e graças ao espírito de patriotismo de nossa gente e de nossas Forças Armadas.

--:--

Hoje o MOBRAL inspira confiança e orgulha muita gente. A sigla é pronunciada com respeito, porque representa um movimento patriótico, sublime, que tem tirado das trevas do analfabetismo milhares de brasileiros.

Nestes últimos cinco anos o índice de analfabetos no Brasil apresentou uma queda bastante expressiva, provando, em consequência, os efeitos salutares e patrióticos dos objetivos e das efetividades desse organismo.

--:--

No ano de 1973, o MOBRAL promoveu o I Seminário Latino-Americano de Alfabetização de Adultos.

Presentes estiveram técnicos da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Agora, a UNESCO vem de dar a público as conclusões chegadas a respeito do Seminário referido e do Movimento Brasileiro de Alfabetização, reputando o MOBRAL como o maior movimento de alfabetização de adultos em todo o mundo.

--:--

O relatório da UNESCO, embora sucinto e objetivo, é assaz longo para ser transcrito neste espaço. Uma obra-prima de fé, de confiança, de louvores, destacando e reconhecendo no MOBRAL um movimento de impressionante brasilidade.

--:--

O início dessa manifestação oficial assim está conduzindo:

“Ao longo do presente estudo foram apresentados alguns dos problemas mais importantes da educação no Brasil, e como parte deles o analfabetismo, e fez-se uma descrição do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), ao qual o Governo confiou a tarefa de reduzir drasticamente as taxas de analfabetismo, reveladas no censo de 1970. Informou-se sobre as bases e conceituais do Movimento, sua organização, as pessoas envolvidas no programa, as diferentes frentes de trabalho do MOBRAL e suas características técnicas, bem como sobre os resultados obtidos até o momento”.

--:--

E parece que a UNESCO vai além, afirmando seu próprio entusiasmo pelo MOBRAL, “o maior movimento de alfabetização de adultos de todo o mundo”.

Extraído do Correio de Marília de 27 de setembro de 1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)