Compêndio de notícias (21 de julho de 1959)


Pela segunda vez o jovem Stanislau Gwiazdowski, de 15 anos, residente na Capital bandeirante na rua 7, Vila Pirituba, teve frustrada sua tentativa de viajar para os Estados Unidos, utilizando o trem de aterrissassem de um DC-7 da Pan-American. A primeira vez foi em novembro de 1957, quando foi descoberto ainda em São Paulo. Agora conseguiu chegar até o Rio, viajando uma hora e quinze minutos, e só foi descoberto acidentalmente no Galeão, quando o aparelho estava sofrendo reparos.

Stanislau, que é poliglota, falando sete línguas, deseja ser aviador e pretendia estudar nos Estados Unidos. Preso pela polícia do Galeão, foi entregue ao Departamento de Aeronáutica Civil, que o encaminhou ao 80º Distrito Policial.

--:-:--

Pelo sr. Mendonça Falcão, do P.S.T., foi entregue à presidência da Assembléia Legislativa requerimento, com mais de 50 assinaturas, para convocação de uma sessão extraordinária amanhã, destinada à discussão da emenda de sua iniciativa que objetiva a concessão de um abono de três mil cruzeiros aos servidores públicos.

A emenda em apreço foi apresentada ao projeto que reestrutura os cargos de chefia e direção.

Na sessão ordinária de 6ª feira, não houve quórum para a votação de nenhum dos itens em pauta, sendo apresentados requerimentos de adiamento da discussão de todos os projetos constantes da ordem do dia. Os requerimentos de adiamento tiveram, também, sua discussão encerrada, adiando-se sua votação por falta de numero.

--:-:--

Esteve na Secretaria da Fazenda, tendo sido recebido em audiência pelo titular da Pasta, sr. Vicente de Azevedo, Aniz Badra, presidente da Associação Paulista de Municípios.

Cumprindo resolução da Associação que preside, o sr. Aniz Badra transmitiu ao Secretário da Fazenda o pensamento dos agricultores dos municípios de São Paulo, que irrestritamente aplaudem a enérgica atuação que S. Exa. vem desenvolvendo em favor da economia cafeeira, não só deste Estado, como também de todo o país. Acrescentou a esse pronunciamento a sua saudação pela brilhante e extraordinária atitude tomada em defesa dos cafeicultores.

--:-:--

“A crise nacional virá, certamente, por ocasião do próximo pleito presidencial” – disse à imprensa o deputado Raul Pilla, presidente do Partido Libertador e autor da emenda constitucional que propõe a adoção ao Brasil do sistema parlamentarista de governo.

- “Não há, propriamente, crise no Brasil – afirmou o sr. Pilla. Crise é um fenômeno agudo, intercorrente ou concludente, num processo mais ou menos crônico. Não chegamos, ainda, à crise nacional, no sentido rigoroso da palavra, mas dela já se observam sinais premonitórios. Ela virá, certamente, por ocasião do próximo pleito presidencial. Não há quem disto possa ter, razoavelmente, alguma duvida. Milagre será se ela não ocorrer”.

--:-:--

A Polícia dominicana frustrou um tentativa de fuga clandestina do ex-presidente cubano Fulgencio Batista, de avião, para os Estados Unidos.

--:-:--

Se não houver um entendimento entre a Mesa e a Maioria, no Palácio 9 de Julho, o “engarrafamento do transito” legislativo tornar-se-á mais grave, ainda, na medida em que se forem acumulando as proposições. No ritmo em que as coisas vai indo, prevê-se que vamos ter um fim de sessão legislativa conturbadíssimo.

Se o Executivo planificou a sua ação para quatro anos, por que o Legislativo não segue esse exemplo, na medida do possível?

Extraído do Correio de Marília de 21 de julho de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)