Miscelânea (4 de junho de 1958)

Duas bonitas vitórias do selecionado brasileiro de futebol. Contra a Fiorentina e contra o internacional de Milano, o mesmo “carimbo” – 4 a 0!

Oxalá, domingo próximo, os integrantes do XI auri-verde se compenetrem de que o futebol austríaco é diferente do latino-americano. À êsse respeito o técnico Feóla já se manifestou: nada de “tico-tico” na área adversária; a “ordem” é “fuzilar” contra o arco contrário.

--:--

Uma grande interrogação paira sôbre a política européia. A volta do famoso general De Gaulle fará terminar a crise na França? Ou terá inicio outra mais grave? O famoso “cabo de guerra” reformará a Constituição? Terminará o conflito argelino?

O místico tempo se incumbirá de responder.

--:--

Notícia verdadeiramente abismadora é revelada na Capital: vinte mil processos de mandados de prisão se encontram “parados” na Delegacia de Vigilância e Capturas. Todos espedidos pela Justiça!

Fato grave, que revela, antes de tudo, ineficiência ou desaparelhamento do organismo policial.

--:--

No Rio, verificou-se u’a ameaça de “quebra-quebra” no subúrbio da Central do Brasil.

Sempre a Central!...

--:--

Adhemar também deu seu palpite acêrca do selecionado nacional de futebol: vai vender o campeonato do mundo!

Se os prognósticos esportivos do Prefeito de São Paulo obedecerem a mesma “tradição” de suas prévias políticas, o “onze” brasileiro “danou-se”...

--:--

Em Aracajú, o médico Carlos Firpo, foi morto a golpes de “peixeira” pelo tenente-coronel aviador Afonso Ferreira Lima. Na história, como quase sempre, u’a mulher – a do médico.

--:--

Em Braga, segundo as agências telegráficas, a polícia de Salazar carrega contra populares. Trinta e uma pessoas feridas.

O Govêrno Civil de Braga distribuiu comunicado à imprensa, esclarecendo os pormenores do acontecimento e explicando a reação da polícia, “em vista dos violentos ataques dos manifestantes”.

--:--

A jovem Alena, do Floresta, de São Paulo, acaba de ser eleita “A mais bela esportista de 1958”. O concurso foi patrocinado pelos “Diários e Emissôras Associados e outras firmas comerciais. Além de taças e trofeus, Alena recebeu presentes e um “Romi-Isetta” de “contrapeso”.

--:--

Adhemar de Barros esteve em dias passados, tentando estabelecer contacto com o Marechal Eurico Gaspar Dutra, ex-presidente da República. As notícias aparentam que nesse pretenso colóquio, o prefeito de São Paulo não cogitaria de questões políticas.

Pretenderia o lider pessepista tratar de futebol com o Marechal?

--:--

Falou-se na elevação do nível de salário-mínimo e a vida em seu custo geral “saltou” mais do que o Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de Helsinque.

Não seria o caso de silenciar-se sôbre o assunto?

--:--

Expirará a 30 do mês em curso, a vigência do prazo para o alistamento obrigatório de eleitores.

Finda essa data, haverá multa para os brasileiros em idade própria, que não se tenhas alistado eleitores.

--:--

Regressou dos Estados Unidos o tenente-coronel Plínio Rolim, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Êsse oficial da Fôrça Pública esteve estudando na terra de Tio Sam, os mais modernos métodos de combate ao fogo e a organização dos serviços de bombeiros dos Estados Unidos. Em consequência, o C. B. de São Paulo sofrerá reorganização total.

--:--

Foi inaugurada a Rádio Nacional de Brasília.

Bom som inicial. Agora a pergunta: os diretores irão ganhar também, à exemplo da outra, cento e tantos contos de réis por mês?

--:--

Continua a desafiar a solução de providências satisfatórias por parte dos govêrnos, o problema da emigração dos nordestinos – pejorativamente identificados como fragelados, quando no Brasil, regra geral, todos o somos, de uma ou outra forma.

--:--

A Comissão dos Festejos do Dia do Município adiou as comemorações do 4 de abril, para o mês em curso. Hoje é dia 4 e o público não conhece ainda o programa das solenidades dessa efeméride.

Haverá razão para maior espera nessas providências?

Extraído do Correio de Marília de 4 de junho de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)