Uma entidade necessária (17 de maio de 1974)



Lá por volta de 1956 tentei fundar em nossa cidade a Associação dos Cronistas Esportivos de Marília.

A pretensa entidade visava a congregar, numa irmandade de classe, todos os elementos que militavam, em diferentes órgão de divulgação, em assuntos relacionados com o esporte da cidade e mesmo da região.

Narradores de futebol, comentaristas esportivos, redatores de esportes, participantes efetivos como apresentadores de programas do desporto, operadores de som que atuavam nas quadras e praças esportivas e mesmo nos estúdios de emissoras, seriam os associados da entidade.

Esse era o plano.

Previa, na medida do possível, a prestação de assistências médicas, jurídica, hospitalar e dentária aos associados, faculdades que teriam que ser executadas à longo prazo.

--:--

Consegui realizar duas reuniões da classe, sobre o assunto. Uma, a primeira, no auditório da Rádio Dirceu e outra no auditório da Rádio Clube de Marília.

Não foi possível, no entanto, concluir o idealistico plano. Frieza, falta de coesão ou mesmo de compreensão, anteciparam o fracasso de idéia.

E nunca foi fundada a pretendida Associação dos Cronistas Esportivos de Marília.

--:--

Agora, pretendo levar avante uma outra empreitada: Fundar a Associação de Imprensa da Alta Paulista, entidade que terá por objetivo congregar os profissionais de imprensa e rádio de Marília e da região.

Um êmulo da Associação Paulista de Imprensa, guardadas as devidas proporções, cingidas aos limites regionais, moldada, em especial, no que couber, aos estatutos da Associação Sorocabana de Imprensa e também da Associação Campineira de Imprensa.

--:--

Será uma entidade de classe, apolítica, sem idologias doutrinárias, sem preconceitos de cor ou de religião.

Associação visando a união e valorização dos profissionais de imprensa e rádio, defensores de seus direitos, sem constituir-se instrumento de dissidio entre empregadores e empregados.

Que procurará a reverência às datas cívicas, a divulgação dos fatos dentro da verdade indesviável, respeitando e impondo o próprio respeito aos cidadãos e autoridades.

Solicidificando a união e o respeito, promoverá motivações e enforques de reuniões, de atenções aos companheiros e prestará assistências mínimas aos seus associados e familiares.

--:--

Este pequeno comentário, à guisa de informação preliminar, serve também como chamamento à classe dos homens de imprensa e rádio de Marília e região.

--:--

Em época oportuna tentarei estabelecer o competente contacto, promovendo a reunião preliminar, expondo os planos e apresentando subsídios para a designação de uma comissão, que se incumba de elaboração dos Estatutos Sociais.

Nesse conclave, pretendo contar com jornalistas e radialistas de outras cidades da Alta Paulista, além de Marília, a fim de serem dados os passos iniciais da fundação da AIAP, Associação de Imprensa da Alta Paulista.

Extraído do Correio de Marília de 17 de maio de 1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)