Cavalo pastador, cabresto curto (18 de dezembro de 1973)



É verdade.

Para cavalo pastador, cabresto curto.

--:--

Por falta de melhor assimilação, talvez. Ou por excesso de personalismo, quiçá. Ou por vaidosismo. Ou por prestenção. Ou por conveniências próprias. Ou por convencimento.

O certo é que algumas diretrizes políticas, da própria política norteada pelo zênite discriminativo e objetivo da Revolução de 64, estão arrepiando e provocando o divorciamento dessas mesmas normas.

Nesta comparação, não há o dedo da subvenção de interesses exóticos, mas sim uma consequência outra, tentando transformar em bagunça e descrédito, os princípios sadios do próprio espírito revolucionário.

--:--

A desarmonia política atual, vem encetando uma caminhada não condizente com seus intentos e alvos. Se não constata, a necessári coesão doutrinária que deveria existir. Em contrário, há mais um fraccionamento flagrante de pontos de vista e rumos em colimação a seguir.

Esse fato, traduz a inexistência de um pulso firme e a ausência de timão diretor perfeitamente ajustado, à cujo derredor venham a cingir-se, uma e indistintamente, os membros partidarios.

--:--

Em Marília, por exemplo, esse fenomeno tem lugar, esse estado de coisas existe. Há quem o negue ou quem procure negá-lo.

--:--

Paradoxalmente, no ido tempo do PSP, PSD, PTB, PTN, UDN, PRP e tantos outros partidos políticos, as contendas partidárias tinham um volume mais acenturado, porém mais claro e palpável.

Hoje, com apenas duas facções doutrinárias, subdivididas eleitoralmente em duas, no máximo três legendas, a confusão tem mais raizes. Os desentendimentos são mais congênitos. Os sintomas são mais reais. A auto-personalização mais intensificada.

Há mais imprudência, há mais individualismo, há mais defesa de interesses de estômado e mais desentendimento entre as hostes políticas.

--:--

Isso vale dizer, o clima de desarmonia, por esses e outros fatores, chega a minar o dique da coerência e até da fidelidade partidária.

Em alguns casos verifica-se nos meios da política atual, a sistemática da terra dos lagartos: o mais sagaz tenta comer a cauda dos mais lerdos e mais tolos, dos menos avisados.

--:--

Para o cidadão comum essas observações inexistentem, ou são ignoradas.

E, aí, entao, vem residir a consequência do mal: exatamente onde é urgente, é reclamado, é clamado, é chamado, que é Marilia.

Marília em todos os seus termos.

Em todos os ângulos, sob todos os prismas, em todas as condições.

--:--

Se, em contrário à essa desarmonia perfeitamente latente e articulada, figurasse como denominador comum, tudo em têrmos de Marília, por certo as forças políticas e doutrinárias da cidade, teriam já (sempre em termos de Marília), logrado encontrar a fórmula da apresentação, indicação, homologação, trabalho e indicação de um candidato único à deputação estadual por nossa cidade.

--:--

Há cavalos pastando longe, porque os cabos do cabresto são compridos.

Para cavalo pastador, cabresto curto.

Extraído do Correio de Marília de 18 de dezembro de 1973

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)