Hoje, Dia da República (15 de novembro de 1973)



O calendário das datas históricas da Nação assinala hoje, 15 de novembro, a efeméride do Dia da República.

A República Brasileira, proclamada no dia 15 de novembro de 1989, teve como proclamante o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

--:--

O Marechal Deodoro da Fonseca era alagoano, nascido no dia 5 de agosto de 1827. Deodoro fizera uma carreira militar das mais brilhantes, tendo ingressado na Escola Militar do Rio de Janeiro, no ano de 1843, com 16 anos de idade.

--:--

Mal terminado o curso de Artilharia, foi enviado a Pernambuco, para combater a chamada Revolução Praieira, ocasião em que se distinguiu como militar e como comandante, nos combates travados no Recife e Barra de Natuba.

--:--

Em 1858, com 31 anos de idade, Deodoro viera a ser o Comandante da Escola Militar que o havia formado antes.

No ano de 1864, deixando o Comando da Escola Militar do Rio de Janeiro, participou da campanha do Uruguai. Na Guerra contra o Paraguai, obteve a distinção por bravura e heroísmo, tendo sido ferido nas batalhas de Itororó e Angostura.

--:--

No ano de 1868, galgou o posto de corenalato e em 1874, foi promovido ao posto de Brigadeiro. Dez anos depois, conseguia por merecimento, a promoção ao posto de Marechal de Campo.

--:--

Como Marechal, foi designado Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Quando ocupava o referido cargo político-administrativo, veio a acontecer, na vigência do ministério de Cotegipe, o movimento em favor dos direitos políticos dos oficiais.

--:--

Tendo Deodoro assumido posição nesse movimento, foi exonerado do cargo de Governador gaúcho.

Em 14 de maio de 1887, assinou juntamente com o General Pelotas, um manifesto político, que veio aumentar-lhe a popularidade e estima no seio das Forças Armadas.

--:--

Regressando ao Rio de Janeiro, depois de exercer o governo sul-riograndense, dispunha-se Deodoro a terminar seu tempo militar distante da política, quando irrompeu o chamado Movimento Republicano.

--:--

Deodoro foi chamado a assumir o comando do Movimento, que principiava a desenhar a próxima República. De início, negou-se a comandar a ação, alegrando sua amizade pessoal com o Imperador Pedro II.

Insistentemente pressionado, acabou aceitando o comando do Movimento Repúblicano.

--:--

Formou sua tropa, apesar de encontrar-se enfermo.

Defronte o Quartel General, ao assumir oficialmente o comando do movimento, após explanar o plano e o idealismo nacional, cujo primeiro passo fôra a Independência, gritou, a plenos pulmões: “Viva a República”.

--:--

Marechal Manuel Deodoro da Fonseca foi eleito o primeiro Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil. Ocupou o cargo até 1891, quando renunciou, face a revolta chefiada por Custódio de Melo, passando a Chefia da Nação ao Marechal Floriano Peixoto.

Extraído do Correio de Marília de 15 de novembro de 1973

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)