sexta-feira, 10 de junho de 2011

Salada de Notícias (10 de junho de 1959)

Amanhã (11/6/1959) à tarde, uma comissão de marilienses, capitaneada pelo prefeito Argollo Ferrão, deverá avistar-se com o Governador Carvalho Pinto e com o Secretário da Saúde, Dr. Fauze Carlos.

O motivo dêsse colóquio prende-se ao momentoso assunto do pretendido desvirtuamento do plano original, referente ao Hospital das Clínicas em Marília.

É de esperar-se, que, após a conversa entre o Governador e o Secretário da Saúde com os marilienses, seja encontrada uma formula capaz de superar o “impasse” referido.

Esses são os nossos votos, confiando na comissão mariliense e na manifesta boa vontade do Governador Carvalho Pinto para com nossa cidade e nossa gente.

--:--

Repercute ainda na cidade, o extraordinário feito do ciclista colombiano Célimo Zuluaga, batendo em Marília, o “record” internacional de resistência sôbre uma bicicleta.

Zuluaga fez 155 horas consecutivas, superando a marca anterior que se encontrava em poder do brasileiro Josa e que éra de 150 horas e 35 minutos.

Falando à nossa reportagem, o novo campeão do pedal, teve palavras encomiosas com referência ao prestígio ininterrupto do público mariliense.

--:--

Mortos e feridos em quantidade, deixando órfãos e famílias desamparadas, além da vultuosa monta de prejuízos materiais, é o resultado do trágico desastre da Central do Brasil.

A E.F.C.B., sem dúvida, é recordista em tirar vidas humanas. Até nos lembra o dito jocoso de uma dupla caipira, que contou a seguinte sátira:

“Um homem, desesperado e sem recursos, não tendo para quem apelar socorro, resolveu dirigir-se por carta ao Paí do Céu e da Terra. Escreveu a missiva, fechou o envelope e subscritou: “Ilmo. Sr. Deus. Céu.” O funcionário do D.C.T., na expedição, chamou o colega, admirado, perguntado: “Qual a entrada que vai para o Céu?” Então o outro examinou a carta, franziu o sobrôlho e respondeu: “Não sei; deve ser a Central, pois é a única estrada que sempre manda gente para o céu...”

--:--

Ainda não se definiu o P. D. C. local, acêrca do candidato à sucessão do prefeito municipal. Os “fogos” foram anunciados para o dia 30 do mês pretérito...

--:--

Enquanto isso, os dois candidatos oficialmente lançados, continuam trabalhando sem descanço. Léo e Tatá estão demonstrando que “quem dorme no ponto é “chaufeur”...

--:--

Até o próximo dia 10 de julho, a alta administração do IAPC deverá transferir-se para Brasília.

Essa alternativa foi feita à imprensa, pelo próprio presidente da autarquia, Sr. Eraldo Lemos. Aguarda-se, tão somente, a ordem de execução da mudança, já estando os planos respectivos em poder do Presidente da República.

--:--

Esteve nos Campos Elíseos o deputado federal Cunha Bueno, que é, também, um dos diretores da Willys Overland do Brasil. Depois de ter conferenciado com o governador Carvalho Pinto, informou ter tratado com o chefe do Executivo da possibilidade de ser isenta de imposto estadual a exportação de veículos fabricados em nosso Estado.

--:--

Notícias de Torrance, Califórnia, dão conta de que o Exército norte-americano possui um avião de observação que é um misto de helicóptero e de avião comum. O aparelho, que se chama “Doak 16” possui asas curtas que transportam em sua extremidade um motor à hélice. No momento da decolagem, as hélices são dirigidas em sentido vertical relativamente ao solo, à maneira de um helicóptero. Em vôo, o piloto vira as hélices que ficam, então, em posição normal.

--:--

Em Messina, Itália, o marujo Paulo Laimo, de 37 anos de idade, tem um conceito muito “avançado” sobre o casamento. Para ele, um homem pode perfeitamente casar-se até com três mulheres, fazendo-as todas felizes. Assim pensava, assim agiu. Casou-se com uma italiana de Messina, uma norte-americana de Filadelfia e uma grega do Pireu. Durante oito anos, ou seja, de 1945 a 1958, viveu feliz alternando-se nos vários lares, instalados respectivamente na Sicília, nos Estados Unidos e na Grécia. Mas, em 1953, todos os seus casamentos foram conhecidos pela polícia e esta, naturalmente, não concordou com a opinião de Laimo, o qual está agora cumprindo pena na prisão, depois de uma série de apelações.

--:--

Segundo um jornal carioca, o apoio de Jango à candidatura do sr. Carvalho Pinto, como solução de união nacional, teria sido assegurada, constituindo-se num dos lances fundamentais de uma jogada que envolve ampla área do Catete.

Antes de viajar para Genebra, o sr. João Goulart teria credenciado, por escrito, o deputado Santiago Dantas para assegurar ao governador Carvalho Pinto o apoio do PTB à sua candidatura.

Está o sr. João Goulart convencido da inviabilidade desta formula. Mas ela teria a vantagem de fortalecer a retaguarda para a luta contra o sr. Jânio Quadros dentro do PTB. Esta versão foi colhida em alta fonte do PTB.

Extraído do Correio de Marília de 10 de junho de 1959

Nenhum comentário: