Destaques Diversos (28 de junho de 1959)

Em entrevista coletiva concedida a vários deputados federais da legenda do P.S.D., o Ministro da Guerra, Marechal Teixeira Lott, declarou que “qualquer que seja o candidato eleito tomará posse”.

O Marechal-Ministro fez empenho em frizar a legalidade da luta sucessória, com o manifesto desejo de que esta ocorra em têrmos elevados, tanto no campo ideológico como no pessoal, respeitando-se mutuamente os adversários. Disse que uma disputa fora desses termos só poderá prejudicar o país, que precisa de um ambiente de tranquilidade e confiança para superar sua crise.

--:-:--

Segundo um jornalista chinês, atualmente visitando São Paulo, “a corrupção foi uma das causas que precipitaram a queda de Chang-Kai-Chek, engrossando as aguas revoltas do rio da revolução”.

--:-:--

O cardeal Dom Jaime de Barros Camara abençoará a estátua de São Pedro do Mar, que será erguida, no “Dia do Pescador”, na enseada da Urca, pela Associação Brasileira dos Caçadores Submarinos.

--:-:--

O sr. John Cabot, novo embaixador norte-americano no Brasil, chegará ao Rio no dia 16 de julho (de 1959). Frisa-se que os problemas que o esperam, logo em seguida à entrega das credenciais, figurarão, sem exagero, entre os mais importantes (e complexos) que já foi obrigado a enfrentar em seus 33 anos de carreira diplomática.

--:-:--

“Dizer que a lepra não é contagiosa é faltar com a verdade ao povo, pois ele passa de individuo para individuo, como o bacilo de Koch na tuberculose”, declarou à imprensa o medico Guilherme Malaquias, diretor do Departamento de Higiene da Prefeitura e ex-diretor do Serviço de Lepra do Distrito Federal.

Segundo adiantou ainda o sr. Guilherme Malaquias, existem 900 enfermos internados no Hospital de Curupaiti, dois e quinhentos em tratamento em dispensários e 1.300 “desaparecidos”, que não se tratam e constituem grave perigo para a população.

--:-:--

Segundo noticia o “Jornal do Brasil”, do Rio de Janeiro, o sr. Juscelino Kubtschek já dispõe do plano completo dos estudos referentes ao reatamento das relações comerciais com a Russia.

A posição a respeito, por parte do Conselho de Segurança Nacional, continua idêntico à do ano passado, isto é, favorável às relações comerciais e contra o reatamento das relações diplomáticas. Considera validos os argumentos que apresentou a respeito há um ano.

--:-:--

Para os “experts” em concurso de beleza feminina, as medidas de Vera Ribeiro, a nova “Miss Brasil”, estão mais próximas do titulo de “Miss Universo” do que as de Adalgisa Colombo, classificada em segundo lugar em Long Beach. Eis as medidas de ambas: Adalgisa: altura, 1,70; busto, 90; quadris, 90; cintura, 60; coxa, 57; peso, 55. – Vera: altura, 1.71; busto, 94; quadris, 95; cintura, 58; coxa, 57; peso, 59.

--:-:--

O primeiro submarino construído na Itália para a Marinha militar, desde o fim da última guerra, foi lançado, domingo, nos estaleiros navais de Tarento. Trata-se do “Bario”, que desloca 800 toneladas. É dotado de dois motores térmicos, dois motores elétricos e um motor silencioso.

--:-:--

Por falar em submarinos, o Sr. Dewey Short, Secretário Adjunto do Exército Norte-Americano, declarou recentemente que “os 500 submarinos soviéticos representam a mais séria ameaça sôbre a existência dos Estados Unidos”.

A publicidade dada aos “Sputniks”, disse ele, no congresso da “Associação Nacional Ucraniana”, levou os norte-americanos a negligenciar o potencial naval dos soviéticos, e então os submarinos podem chegar junto às costas norte-americanas e as bombardear com a ajuda de foguetes balísticos”.

--:-:--

Deverá ser apresentado à Câmara Federal pelo deputado Carlos do Lago, projeto de lei criando o Fundo de Pesquisas da Moléstia de Chagas, destinado a assegurar recursos para estudos da terrível enfermidade. O Fundo terá verba inicial de 70 milhões, distribuída por dois exercícios e será dirigido por um Congresso pelo diretor do Instituto Osvaldo Cruz e composto de mais três membros representantes do Ministério de Saúde, das Universidades de São Paulo e de Minas Gerais.

--:-:--

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, acaba de dar parecer contrário, ao projeto de lei que visava isentar a franquia postal e telegráfica aos partidos polícicos.

E nem poderia mesmo, razoavelmente, ser outra a atitude dessa Comissão.

--:-:--

O deputado Josué de Castro (“Geografia da Fome”, “Geologia da Fome”) foi um dos oradores na manifestação ao presidente da República, ante-ontem. Depois de afirmar que “os trusts internacionais já principiam a temer o Brasil”, o parlamentar frisou:

- “Os brasileiros estão divididos entre os que não comem e os que não dormem com medo dos que não comem”.

Extraído do Correio de Marília de 28 de junho de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)