Miscelânia (24 de abril de 1959)

Preparam os paulistanos, carinhosa e gigantesca manifestação de carinho ao General Humberto Delgado.

O militar luso, que há pouco se exilara na Embaixada Brasileira em Lisboa, teve nome e atitude citados por toda a imprensa da América e Europa, quasi se tornando um caso de política internacional.

Ao pisar o solo brasileiro, o ilustre representante da terra de Camões teve para com nossa Pátria e nossa gente, as mais encomiosas palavras de amisade e gratidão.

Ao que se comenta, embora com contradições, o General Delgado, cuja passagem pelas fileiras do Exército Português marcaram-se por um espírito eminentemente democrático e de extraordinária cultura, adotará o Brasil como sua segunda Pátria.

Sêde benvindo, general!

--:--

Nova greve está agora em articulação: a dos caminhões de cargas de todo o país. Motivo: a alta desenfreada dos preços dos pneus, gasolina e peças.

Enquanto isso, o Sr. Presidente da República, em seus discursos (quando não está em viagem para Brasília), continua preconizando o mito da baixa do custo de vida.

--:--

Muitos mortes e mais de cem mil pessoas desabrigadas, é o resultado do violento temporal e inundações que assolaram recentemente a Argentina e Uruguai.

A Cruz Vermelha Argentina e sua congênere uruguaia, lançaram um angustiante apêlo à Liga das Sociedade da Cruz Vermelha, pedindo medicamentos, agasalhos, alimentos e leite em pó para as famílias vitimadas pela mencionada catástrofe. Não seria o caso da Cruz Vermelha Brasileira dar também uma “demão”?

--:--

Notícias de Buenos Aires dão conta de que os jangadeiros brasileiros do raide Fortaleza-Buenos Aires oferecerão sua embarcação ao presidente Arturo Frondizi, como símbolo da amizade que une o Brasil e a Argentina.

O raide pelo qual os corajosos pescadores arriscaram a vida por diversas vezes, não tem outro fim senão o de uma manifestação viva dos laços de amizade que unem as duas nações.

A jangada será exposto nos próximos dias em praça pública, em plano coração de Buenos Aires.

--:--

“O marechal Lott não pode recusar o que lhe pertence. Sua candidatura já foi adotada pelo povo da rua e ninguém tem o direito de contrariar a vontade soberana do povo” – afirmou o deputado Último de Carvalho (PSD minas), a proposito das recentes declarações do marechal Lott, nos Estados Unidos. Acrescentou o parlamentar pessedista que o fato de que o ministro da Guerra, afirmar que não é candidato, não quer dizer que ele “não está”.

--:--

Telegrama procedente de Londres dá conta de um dos maiores absurdos dos últimos tempos, qual seja, um hino religioso, executado com o rítmo do discutido e famigerado “Rock’n Roll”. É o seguinte o seu texto: “Durante a realização de um ofício religioso, as endiabradas notas de um “rock’n roll” explodiram na igreja de Santa Barbara no bairro malfadado de Soho, em Londres. Tocava a guitarra (espécie de violão) um jovem de 17 anos, Cary Mille, o qual interpretava um hino religioso de autoria do reverendo Geoffrey Beaumont: “A idade de ouro”. De acordo com o autor, a tanto sentimento nessa musica que também Deus deve ter sua parte”.

--:--

Em Ribeirão Preto, terça-feira última, quando a cidade festejava a vitória do Comercial F.C. sôbre o S. C. Corinthians de Presidente Prudente, três riberopretanos perderam tragicamente as vidas.

O sr. José Carvalho Guimarães, médico da Sta. Casa daquela cidade e os jovens Cid Salomão e Eugenio Carvalho Rocha, ambos estudantes, morreram num desastre automobilístico, quando regressaram à “Capital do Café”, depois de terem, no Pacaembú, torcido pelas cores do novo integrantes da 1ª divisão da Federação Paulista de Futebol.

--:--

Não se pode negar que até agora, o Sr. Juscelino Kubtschek não se movimentou no sentido de acoroçoar todos quantos pesaram na possibilidade de sua reeleição, mediante reforma constitucional.

Mas os que privam da intimidade do chefe da Nação estão convencido de que êle vai ter grandes possibilidades de voltar à presidência. Não em 1961, é claro. Mas em 1966.

--:--

No dia 31 de Julho vindouro, será lavrado o atestado de óbito da COFAP e suas “filhinhas” COAPS e COMAPS.

Na mesma data dar-se-á o nascimento do garotinho INA, cujo “enxoval” já está sendo preparado. Já sabemos os nomes dos pais. Resta-nos aguarda agora, para conhecermos quais serão os “padrinhos”.

E, pelo jeito, deverão ser muitos!

Extraído do Correio de Marília de 24 de abril de 1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)