segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PEQUENOS TÓPICOS (24 de janeiro de 1959)

Faleceu em Hollywood, Cecil B. de Mille, um dos mais renomados pioneiros da indústria cinematográfica norte-americana. O velho cineasta desapareceu com a idade de 77 anos e notabilizam-se pela excelencia de suas notáveis produções, que contrastam flagrantemente com a maioria dos “abacaxís” autis, conhecidos como películas ou histórias cinematográficas,

--:--

Amanhã, o Governador do Estado vai ser homenageado por numerosos prefeitos do interior. Sabe-se que aproveitará o ensejo que se lhe vai oferecer para neutralizar as explorações políticas que se fazem, em certos círculos, a propósito do discurso que proferiu há dias em Bauru. O chefe do Executivo dirá, então, que absolutamente não fez, como se assoalhou, a apologia da ditadura implantada pelo marechal Tito, na Iugoslávia.

--:--

De São Paulo regressará hoje para os Estados Unidos, o ator “cow-boy” Roy Rogers, que se encontra no Brasil desde domingo último, tendo visitado Brasília, onde pretende comprar terras.

Não está funcionando bem a propaganda do Sr. Kubtschek?

--:--

Já que estamos falando em Brasília e sôbre a propaganda da nova Capital, é bom ratificar os efeitos psicológicos da mesma.

Por ocasião da inauguração da nossa Faculdade de Filosofia, o prof. Teixeira de Carvalho, Reitor da Universidade de São Paulo (e na ocasião, representando o Governador), por duas vezes (uma no Restaurante Marília e outra na mencionada escola), ao citar o nome de nossa cidade (Marília), foi traído pelo subconsciente e disse: Brasília!

--:--

O Dr. Ricardo Galeazzi-Lisi, ex-médico do falecido Papa Pio XII, acaba de apelar contra a medida que o expulsara da Ordem dos Médicos da Província de Roma.

Como se recorda, o Ordem referida tomou a deliberação citada, com fundamento nos seguintes fatos: venda de pormenores sôbre a agônia do Santo Padre a um jornal, bem como a uma agência de semanários de carater não científicos; venda de fotografias sôbre os derradeiros momentos, da vida do antigo Papa, a órgão de imprensa igualmente sem fundo cientifico.

Não se sabe ainda o resultado da apelação.

--:--

Notícias do Rio, não confirmadas e nem desmentidas, dão conta de que o Brigadeiro Eduardo Gomes teria formulado um apêlo aos deputados udenistas, no sentido de votarem em pról da emenda à Constituição de 1946, que visa criar os cargos de conselheiros da República.

--:--

Tendo em vista as chuvas torrenciais que caíram sobre varias cidades do interior, alagando-as e provocando grandes danos materiais, o governador do Estado determinou às secretarias da Saúde e da Viação a constituição de dois grupos de trabalhos, dos quais participarão engenheiros do DOP e DER, elementos do DAS da Secretaria da Saúde e assistentes do Serviço Sociais do Estado, para procederem “in loco” ao exame da real situação em que se encontram as comunas atingidas.

--:--

Os deputados Frota Moreira e Ivete Vargas estão desde já trabalhando pró eleição do Sr. Jango Goulart à Presidência da República em 1960. Entendem esses dois parlamentares, que o atual Vice-Presidente da Nação é o mais credenciado político para fazer frente à candidatura Jânio Quadros ao Catete.

--:--

Por medida de precaução e em face dos últimos e graves acontecimentos verificados em Pindamonhangaba, o delegado regional de polícia de Taubaté determinou o fechamento dos cinemas da cidade de Pinda.

Assim, enquanto a COMAP não se manifestar a cêrca do tabelamento dos ingressos das citadas casas, cuja elevação fôra arbitrada à bel prazer, provocando descontentamento público, permanecerão fechados os cinemas da mencionada cidade da Central do Brasil.

Extraído do Correio de Marília de 24 de janeiro de 1959

Nenhum comentário: