Uma C. R. para Marília (5 de setembro de 1958)

Pela localização topográfica e densidade demográfica, nossa cidade ostenta lugar privilegiado na parte noroeste do Estado de São Paulo. Aqui existem vários órgãos auxiliares e administrativos oficiais, quer do Estado, quer da União.

A 6ª Circunscrição de Recrutamento Militar, sediada em Bauru, tem sôbre a jurisprudência de uma região vastíssima. Tão vasta que seus serviços apresentam, naturalmente, um sobrecarregamento de atividades de contrôle e fiscalização. O desdobramento da 6ª C. R. de Bauru, com a criação de uma Circunscrição de Recrutamento em Marília, traria benefícios inestimáveis aos próprios interesses do Exército e desafogamento da 6ª C. R., uma dependência que, pela sua localização, pela densidade demográfica e pela vastidão da região noroeste-oeste que superintende, encontra-se sobrecarregada de serviços e distanciada de muitas partes do território que lhe compete cobrir.

Marília é uma cidade que apesar de nova, com apenas 30 anos de existência, é sede de comarca, é servida pela bitola larga da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, possui cerca de 110 mil almas em seu município, é região agrícola por excelência e centro comércio-industrial dos mais sólidos do interior, principalmente das regiões em embrião.

Sua localização é deveras privilegiada, em virtude das ramificações existentes para comunicações com os Estados de Mato Grosso e Paraná. Servida por linhas aéreas e dotada de excelentes rodovias que a ligam a centros longínquos, Marília, que já serve de sedes de delegacias regionais das Secretarias de Ensino, da Saúde, da Fazenda, de Polícia, da Caixa Econômica, do Centro das Indústrias, etc., além da de Recrutamento, subordinada à 6ª C. R. de Bauru, apresenta credenciais necessárias para servir também como sede de uma Circunscrição de Recrutamento Militar.

Cerca de 20 estabelecimentos bancários, mais de mil estabelecimentos comerciais, centenas de industrias, arrecadações fabulosas de âmbitos federal e estadual, povo pacifico e ordeiro, sem contar com a situação privilegiada que apresenta no próprio setor geográfico de Estado, Marília está credenciada a aspirar para si, a condição de sediar uma Circunscrição de Recrutamento Militar. Isso não representa nenhum motivo de pretensão absurda; antes, pelo contrário, significará o desejo de ser útil também nesse sentido, como em tantos outros esta é útil a São Paulo e ao Brasil. A primeira no setor educacional do ensino da Alta Paulista, com uma dezena de ginásios, escolas de comércio, duas faculdades, hospitais modernos e aparelhados, com todo o conforto dos grandes centros, porque assim o comprovam sua própria vida, Marília pretende unicamente ser mais útil ao próprio Brasil.

A criação de uma Circunscrição de Recrutamento Militar é uma coisa que se impõe, pelas razões acima apontada e por outras inúmeras mais. Se as autoridades militares competentes se dignarem realizar um estudo da condição de Marília nesse sentido, poderão verificar que estamos certos ao abordarmos êste assunto.

Extraído do Correio de Marília de 5 de setembro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)