Nossa Biblioteca Pública (10 de setembro de 1958)

A Biblioteca Pública “Tomaz Antônio Gonzaga” de nossa cidade, é sem dúvida um dos grandes marcos de nosso dinamismo. Sabido é que o grau de adiantamento dos povos mede-se com o metro do saber, saber haurido nos bancos escolares e perpetuado depois através de boas obras, de leituras especificas, de tratados diversos e especializados.

O saber também se adquire ou se aperfeiçoa por intermédio de leituras outras, das mais diversas e poliformes, que promovem a elasticidade da mente, predispõem curiosidade e conhecimentos variados, úteis sôbre todos os prismas, necessários sempre à própria vida, em uma ou outra circunstancia.

Nêsse particular, Marília está bem servida, embora no fichário da Biblioteca Pública ainda seja constatada a falta de muitos livros úteis e necessários à consultas, estudos ou mesmo recreação. Mas não há negar que a citada Casa apresenta muita coisa completa, principalmente em relação à outras congêneres, espalhadas em inúmeras outras cidades interioranas.

Recordamos que há algum tempo transato, fazíamos daquí desta coluna, um apêlo aos marilienses em geral e aos estudantes em especial, para que prestigiassem mais, com frequência maior e mais assídua, a nossa Biblioteca. Isto, em virtude de termos constatado, certa ocasião, que a frequência em relação às possibilidades de acomodação e às facilidades que apresenta o mencionado organismo público municipal, não eram das mais completas.

Passou-se já algum tempo. Ontem fomos abordar nosso amigo Mesquita, o poeta mariliense, diretor da Biblioteca e ficamos sabendo que tem aumentado bastante o número de frequentadores àquela Casa. No mês passado, por exemplo, 3.745 consulentes estiveram se servindo da Biblioteca, o que representa, durante 25 dias úteis de agôsto, u’a média diária de 139 pessoas. Índice bom, mas que poderá aumentar, pois existem meios e facilidades para tal.

2.365 volumes foram consultados durante o mês de agôsto, pelas citadas 3.475 pessoas que ali compareceram, assim compreendidos quanto às obras: assuntos gerais, inclusive leitura infantil, 1.516 volumes; filosofia, 89; religião, 3; ciências sociais, 247; filologia, 18; ciências puras, 107; ciências aplicadas, 55; belas artes, 23; literatura, 227; e história e geografia, 80.

Por línguas, assim ficou distribuído o movimento dos volumes consultados e acima referidos:

Português, 2.191; francês, 63; inglês, 69; espanhol, 35; latim, 5; italiano, 1; e alemão, 1.

Dispõe a Biblioteca Pública “Tomaz Antônio Gonzaga”, 5.842 volumes fechados e conta a mencionada Casa com uma Secção Circulante, na qual estão inscritos até agora, 193 candidatos.

A Biblioteca local é um monumento de cultura em nossa cidade. Deve continuar a ser prestigiada pelos marilienses, cujo prestigio representa tão sòmente o comparecimento e a utilização da mesma, que pertence, por natureza, como próprio municipal, ao povo em geral.

Extraído do Correio de Marília de 10 de setembro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)