Curso Cientifico Noturno (9 de julho de 1958)

Inegavelmente, Marília vai aos poucos ganhando terreno no setor educacional e ombreando-se aos mais cultos centros interioranos. Os efeitos das lutas passadas, despertaram os olhares dos governantes, incrementaram a assiduidade das contendas e dos interesses dos locais e principiam a florescer, proporcionando simultaneamente excelentes frutos.

Nesse sentido, acaba Marília de ser aquinhoada com mais um oportunismo curso educacional, representando pelo científico noturno que funcionará anexo ao Colégio Estadual e Escola Normal de Marília, já no ano vindouro.

Inumeráveis benefícios e facilidades proporcionará o mesmo, à centenas de jovens, não só de Marília como tambem da região, que, ávidos do saber, se viram impossibilitados de continuidade de estudos, por motivos vários, sendo o principal de ordem pecuniária. Com sacrificios, é verdade, muitos jovens que necessitam trabalhar para subsistirem ou auxiliar a manutenção de suas famílias, terão agora uma belíssima chance de prosseguimento de sua educação.

Conquista brilhante, que representa uma vitória do mundo estudantil mariliense e que traduz, sem sombra de dúvidas, os interesses do Sr. Secretário da Educação, atendendo mais esse nobilíssimo apêlo de Marília.

Vai assim a cidade, colocando-se no devido lugar nesse setor, o que significa um complemento indispensável ao seu verdadeiro e irrefutável progresso, em todos os prismas analisáveis.

Nossas congratulações aos estudantes marilienses, que, com seu apêlo representado por um sincero e justo abaixo-assinado, conseguiram a realização dêsse anseio. Nossos parabens, igualmente, aos jovens de cidades da região, que aquí encontrarão mais éssa porta aberta de instrução, onde terão possibilidades de melhor prepararem-se para o futuro, eís que, na marcha do progresso vertiginoso de nosso século, a capacidade do homem só é medida com o metro dos conhecimentos que este possui.

E nós, deste cantinho, que sempre fomos favoráveis a tudo o que se relacione com escolas (inclusive “escolas de samba” e excéto as escolas do crime e da malandragem), sentimo-nos satisfeitos em congratularmos-nos com a classe estudantil mariliense, por mais esse tento lavrado, óra a enriquecer o já imenso rosário de realizações educacionais de nossa cidade.

Parabens, jovens!

Extraído do Correio de Marília de 9 de julho de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)