Juventude Católica de Marília (15 de maio de 1958)

Indiscutivelmente, a Juventude Católica de Marília é a representação viva de uma das grandes e beneméritas óbras de Monsenhor Luiz Otávio Bicuda de Almeida.

Ha doze anos existe e pelo mesmo lapso de tempo vem prestando serviços inestimáveis aos menos favorecidos da sorte, no setor de ensino primário e jardim da infância. E, tudo, gratuitamente, inclusive com o fornecimento de sopa escolar, uniformes e material de ensino.

Sua séde passou ha pouco por uma remodelação completa e o índice de matrículas naquele estabelecimento de fundo social, moral e educacional, é bastante expressivo. Duzentos e trinta e séte alunos estão alí matriculados, haurindo os conhecimentos iniciais das luzes da ciência, sem o dispêndio de um níquel.

Tratamento dos mais fidalgos e compreensivos é dispensado às criaturinhas alí matriculadas.

Estivemos ha pouco naquela dependência, conhecendo “in loco” as óbras de remodelação e ampliação da J.C.M. e do Colégio São Bento.

Como todas as instituições de caridade, luta tambem a J. C. M. com uma série de dificuldades, sendo a maior, como não poderia deixar de ser, de fundo financeiro. A diretoria da Juventude Católica de Marília, sempre ativa, sempre diligente, desdobra-se em labores e esforços, para conseguir seguidamente meios suficientes, a fim de que as crianças que alí estão matriculadas, tenham, de fato, em todos os sentidos, a assistência completa. Uniformes, material escolar e sopa escolar para 237 alunos, como é fácil de constatar, consomem verbas consideráveis. Verdade é que usufrui a J.C.M. de auxílio oficial, porém insuficiente frente ao vulto das despesas forçadas que tem pela frente, para fazer face aos compromissos assumidos, e, que vêm, galharda e altruísticamente sendo desenvolvidos.

Dá gosto conhecer óbras assim em Marília. Proporciona à gente, uma sensação de alegria interior, o saber-se que existem grupos de pessoas que se interessam pelos homens de amanhã, extendendo-lhes as mãos e dando-lhes apôio moral, material e intelectual. Merecem louvores os dirigentes da J. C. M., pela óbra que vêm realizando, sem alardes e sem soltar foguetes. A caridade se faz assim: sincera e despretenciosamente, conforme manda o próprio Evangelho.

É porisso que dissemos, em outra ocasião, que os marilienses devem, de modo geral, acercarem-se mais ainda déssa instituição, conhece-la melhor e apoia-la sempre que possível. Esse apôio servirá de maior estímulo para os que alí mourejam e propiciará meios para maior número de crianças póbres póssam, naquela Casa, ensaiar os primeiros passos contra o analfabetismo, preparando-se para serem mais úteis à família, à sociedade e à própria Pátria, nos dias de amanhã.

Se Marília é detentora de invejáveis concretizações nêste campo, a Juventude Católica de Marília e suas realizações ocupa(m), nêsse rosário de elogiáveis iniciativas sociais e assistenciais, uma plana de relêvo.

Nós, que sempre nos preocupamos com as boas causas da cidade, que sempre gostamos de divulgar os bons empreendimentos e as realizações majestosas, não pudemos furtar-nos ao ensejo dêste registro.

Nossos votos, portanto, para que os dirigentes da J.C.M. continuem a apresentar o mesmo espírito de lutas até agora manifestado e que continuem a encontrar o apôio público para prosseguir com sucésso éssa belíssima caminhada.

Extraído do Correio de Marília de 15 de maio de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)