O Dia do Município, a Imigração Japonesa e o “Correio” (8 de março de 1958)

Conforme é sabido, transcorrerá no próximo dia 4 de abril (de 1958), a efeméride do 29º aniversário da emancipação municipal de Marília. Tal data coincide com a passagem de Sexta Feira Santa, dia impróprio, portanto, para comemorações adequadas e de homenagens municipais.

Assim, a Comissão Especial dos Festejos do Município, reunida no Gabinete do sr. Prefeito e sob a presidência dêste, houve por bem transferir tais solenidades para data posterior. Embora não tenha ficado definitivamente acentada a época dessa dilatação de prazo, sabe-se oficiosamente de que a mesma coincidirá, êste ano, com o transcurso do cinquentenário da imigração japonesa no Brasil. Medida boa. Entendemos.

Uma vez que a colônia nipônica de Marília renderá um tributo ao acontecimento, rememorando a passagem de 18 de junho de 1908, movimentando desusadamente a cidade tôda, justo é que a municipalidade associe também, nessa oportunidade, suas manifestações normais pelo transcurso da data magna municipal.

Não só a questão tempo, que é assunto importante para todo e qualquer empreendimento, como também a aliança dêsses dois acontecimentos, tendem a antecipar uma solenidade condigna, alegre e justa. Uma dupla festa, num duplo sentido.

A respeito das solenidades que marcarão as “bodas de ouro” da imigração japonesa no Brasil, a Comissão respectiva, liderada pelo sr. Yoshikazu Takitani, está envidando os mais intensivos esforços, no sentido de que o acontecimento marque época em tôda a Alta Paulista e mesmo em todo o interior do Estado. Além do sentido material que será a perpetuação do fato, com a instalação da fonte luminosa no pátio fronteiriço do novo prédio do Paço Municipal e o erguimento de um obelisco no Cemitério Municipal, a razão representativa do fato será surpreendente e indelével. No sentido esportivo e social, terão os marilienses motivos de satisfação invulgar.

Os círculos esportivos de Marília verão, na oportunidade, pela primeira vez em sua história desportiva, a ação dos campeões de beisebol da Universidade de Waceda, Japão. Igualmente, idêntica equipe da Universidade de Colúmbia, Estados Unidos. Só êsse fato, valerá, temos a certeza, um espetáculo, muito embora nem todos os desportivas marilienses sejam perfeitos conhecedores dêsse magno esporte de base.

Afora, ainda, a possibilidade de visitar Marília o príncipe irmão do Imperador do Sol Nascente. Como se vê, um programa vastíssimo, completo, elogiável. A colônia japonesa tentará demonstrar sua gratidão ao povo e autoridades brasileiras, pela acolhida que sempre desfrutou. Provará seu agradecimento ao tratamento igual, livre e democrático que desfruta no Brasil, hoje considerado a segunda pátria dos japoneses, conforme tão bem afirmou recentemente entre nós o arcebispo-bispo de Osaka.

Nosso jornal, por exemplo, adiou a circulação de sua edição especial que vinha à luz por ocasião das festas natalinas, para sair na Data do Município. Tendo em vista a adiação das homenagens referidas e considerando a efeméride do 50º aniversário da imigração japonesa, o “Correio” circulará nessa época, com sua edição especial, rendendo também seu tributo de homenagem ao Município de Marília e ao transcurso do cinquentenário da imigração nipônica. Já iniciamos nossos trabalhos de redação a respeito. Finalizaremos uma série de acontecimentos da vida de Marília e sua gente, com ilustração completa de clichês, em papel de primeiríssima qualidade e a cores.

Será, pois, a celebração do “Correio”, a tão importantes acontecimentos.

Extraído do Correio de Marília de 8 de março de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)