Plano arrojado que poderá beneficiar Marília (15 de fevereiro de 1958)

Oportuníssimo requerimento apresentou o vereador Álvaro Simões, quinta feira última, na Câmara Municipal. A proposição referida, solicitou a nomeação de uma comissão especial de edís, para, em Bauru, avistar-se com o dr. Antônio Eufrásio Toledo, dirigente do Instituto Toledo de Ensino. Dêsse colóquio, resultará a apresentação da delegação mariliense, em nome da cidade e da sua classe estudantil, de um pedido ao ilustre dirigente educacional, de inclusão do nome de Marília como candidata à uma Faculdade de ensino superior a ser criada e superintendida pela citada organização educacional.

Como se sabe, o prof. Antônio Eufrásio Toledo, ostenta, presentemente, a credencial de um valoroso e arrojado soldado da causa do ensino superior no interior paulista. Dedicado exclusivamente à questões educacionais, apresenta em pleno funcionamento, em Bauru, duas importantíssimas Faculdades – de Direito (cuja primeira turma de bacharéis ocorreu no ano findo) e de Educação Física.

No ano vigente, funcionará em Lins, a Faculdade de Engenharia da citada organização-orgulho do ensino superior na “hinterlândia”. Tal escola ocupará um prédio de dezesseis pavimentos, constituindo, só êsse fato, uma garantia patrimonial das mais sólidas. Isto, se não bastasse a já tradicional folha de serviços prestados à causa do ensino superior, a centenas e centenas de jovens interioranos.

Além disso, pretende o referido Instituto, fazer funcionar em Presidente Prudente uma Faculdade de Filosofia, que seria o quarto estabelecimento dêsse nível de ensino. Assim, pois, para completar o cíclo universitário, ficaria restando mais uma claro nêsse denodado plano de criação de Faculdades e estaria formada a Universidade de Baurú, do Instituto Toledo de Ensino, sonho já praticamente realizado pelo ilustre mestre.

A criação dêsse quinto curso, será procedida numa das cidades-chaves da região, de maneira a atender perfeitamente, conveniências e interesses estudantís de diversos centros. Marília encontra-se como “intermezzo” das zonas noroeste e sorocabana, em condições de consultar as exigências cogitadas no plano grandioso e elogiável do prof. Toledo.

Pensando, pois, nessa circunstância e no carinho com que o citado educador e diretor vê a possibilidade de Marília prestar-se perfeitamente à efetivação déssa idéia, é que o reverendo Álvaro Simões apresentou no plenário da Câmara o citado requerimento.

Foi a proposição referida, aprovada por unanimidade, aplaudidíssima por todos os senhores edís.

Após a aprovação, o presidente da edilidade, Dr. Fernando Mauro nomeou os senhores rev. Álvaro Simões (autor do requerimento), prof. José Antonio Marissael de Campos e Dr. José Coriolano de Carvalho, êste último representando a Presidência da Câmara. A delegação citada deverá entender-se, conforme dissemos acima, com o ilustre mestre Eufrásio Toledo, expondo à S. Excia. a pretensão justa, diga-se de passagem de Marília e sua gente.

Foi acertadíssima tambem a designação da Mesa da Câmara, em nomear três renomados professores de nossa cidade, esforçados na luta do ensino local e conhecedores profundos do “metier”.

Urge agora, que apresentemos de público, nossos votos de boa viagem à éssa Comissão e confessemos a certeza de que o honrado Antônio Eufrásio Toledo acolha com a sua peculiar simpatia e atenção, o apêlo da gente mariliense.

Por outro lado, mistér se faz que os poderes públicos de Marília, bem como suas entidades de classe e o povo em geral, procurem prestar toda a colaboração à iniciativa e apôio ao Instituto Toledo de Ensino, objetivando a distinção que óra estamos referindo e de tanta necessidade, utilidade e urgência, não só para Marília como tambem para outras regiões adjacentes.

Esperemos, pois, confiantes, que a representação mariliense seja recebida pelo prof. Toledo, com a costumeira e tradicional atenção e carinho com que o mesmo habitualmente dispensa aos assuntos do ensino em nosso país.

Ao ensejo, congratulamos com êsse patriótico plano de ensino superior, tão digna e esforçadamente executado pelo prof. Toledo. Nós, que sempre fomos partidários de escolas – exceto as de “capoeiragem” e crime –, daqui enviamos nossas felicitações ao Instituto Toledo de Ensino de Baurú.

Extraído do Correio de Marília de 15 de fevereiro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)