Atores para o cinema nacional (22 de fevereiro de 1958)

Acaba o Governador do Estado de aprovar, extenso parecer da Comissão Estadual de Cinema, acêrca da criação de um Curso Intensivo de Atores para o Cinema Nacional. Tal medida destina-se a funcionar “como primeiro passo e experiência, no sentido de uma ação maior futura do Estado, no plano do ensino cinematográfico”.

De acôrdo com o plano previamente elaborado, o curso em referência terá a duração de 10 meses consecutivos, devendo iniciar-se já em março vindouro. Constará de aulas teóricas de 40 minutos e práticas de 90 minutos, dividido em 123 aulas de Noções Gerais de Cinema, 134 Aulas Teóricas de Interpretação e 180 práticas, além de 20 conferências de duas horas de duração cada uma.

Patrocinará tal modalidade de instrução, o próprio Governo do Estado, por intermédio da Comissão Estadual de Cinema e será realizado em convênio com o Seminário de Cinema do Museu de Arte de São Paulo, entidade dotada de instalações adequadas e apetrechos necessários ao funcionamento do aludido ensinamento, além de grandes conhecimentos e experiências do “metier” relacionado com a sétima arte.

Será inteiramente gratuito o curso em téla, objetivando a conquista máxima da eficiência do citado ensino. Por esse motivo, será o mesmo reservado a 20 candidatos escolhidos em rigoroso exame de seleção, através de testes de cultura geral, vocação e expressividade de tipos próprios e determinados. Em comum acôrdo, o Seminário de Cinema do Museu de Arte de São Paulo e a Comissão Estadual de Cinema escolherão a banca examinadora e os professores especializados que ministrarão o aludido curso intensivo.

Será firmado o convênio respectivo, no Palácio do Govêrno, em solenidade especial, por ocasião dos prêmios “Governador do Estado” para Cinema e Teatro.

Uma boa coisa, sem dúvida alguma, desde que alcance “in totum” seus pontos preconizados. O cinema nacional estava mesmo a exigir um melhor aprimoramento de sua vida interior, com a apresentação de um “cast” de artistas mais adequado e um selecionamento mais perfeito dos motivos rodados. Estamos fartos de ver cantores de rádio e TV fantasiados de “astros” e “estrelas” de cinema. Estamos igualmente saturados de ver músicas de carnaval em películas nacionais, cenas de favelas e escolas de samba.

Temos elementos e valores suficientes para empreender a realização de um cinema melhor, principalmente sendo idênticas as despezas de um filme, quer trate-se de um caso policial, um motivo trágico ou uma história amorosa. Tamborins, cuicas, pandeiros, escolas de samba e favelas não são questões próprias para um filme brasileiro. Filmar-se seguidas cenas de conhecídissimos cantores e cantoras de rádio já está por demais “abacaxi”, cançativo, revoltante.

Oxalá a medida óra em referência consiga atingir seu ponto colimado, sem o sistema-padrão que até aquí vinha sendo motivo primordial para a filmagem da maioria de nossas películas. Oxalá, tambem, revelem-se novos atores, capazes, de vocações por excelência. Chega de “canastrões” no cinema nacional. Temos meios e elementos para isso. É só procura-los, dar-lhes “chance”, testa-los, incentiva-los. Isso é o que se pretende fazer agora, com a realização dêsse curso intensivo.

Medida ótima, embora um pouco tardia. Esperemos que dê bons resultados.

Extraído do Correio de Marília de 22 de fevereiro de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)