Educandário “Bento de Abreu” (17 de agosto de 1957)

Viverá Marília hoje, um de seus mais belos dias no setor de assistência social, com a inauguração do Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, uma obra gigantesca e benemérita, destinada a preencher uma lacuna na cidade, servindo, não só Marília, como também inúmeros outros centros da região.

Uma realização de grande vulto filantrópico, social e educacional e representativo, que exigirá, obrigatoriamente, a gratidão eterna de todos os marilienses. Um beneficio inestimável, prestado ao povo de Marília, pela Mesa Administrativa da Sta. Casa de Misericórdia, na pessôa benquista, operosa e abnegada de seu estimado provedor, o Comendador Dr. Cristiano Altenfelder Silva, auxiliado pelos demais membros da Mesa, Srs. João Batista Sampaio Góes e Venâncio de Souza, respectivamente, secretário e tesoureiro.

Centenas de meninos órfãos e desamparados, alí terão um lar amigo e abençoado. Ainda, no ano que vem, o mesmo prédio que hoje será solenemente inaugurado, destinar-se-á tambem ao funcionamento de mais um grupo escolar da cidade.

Jamais poderá deixar de ser lembrado o nome dum moço que é um autêntico mariliense, e continuador das obras de benemerência e filantropia do saudoso Bento de Abreu Sampaio Vidal, o “Pai de Marília”. Jamais o povo bom désta terra poderá deixar de ser grato, eternamente grato, ao Comendador Dr. Cristiano Altenfelder Silva. Enumerar as obras assistenciais e filantropicas do Comendador Cristiano seria desnecessário, uma vez que não existe em Marília, uma pessoa siquer, que póssa ignorar o vulto de realizações efetivadas entre nós, para beneficio diréto do povo mariliense.

Tamanha é a importância e o significado da óbra, tão grande é a realização, tão oportuna a iniciativa, tão caridosa e grata a medida, que o Govêrno do Estado e seu secretariado aquí estarão hoje, participando e prestigiando a mencionada solenidade.

Em outra parte désta edição, divulgamos a relação completa das personalidades e autoridades que estarão em Marília no dia de hoje, com o fim especifico de prestigiar tão nobre e elevado acontecimento. Por aí, pela presença de tão altas autoridades do Estado, poder-se-á aquilatar a importância do fato, a sua representação entre nós, como uma óbra gigantesca, que não é a primeira e por certo não será também a última.

O nome do Comendador Altenfelder Silva, é, para nós, marilienses autênticos ou genuínos, uma bandeira de gratidão eterna e indestrutível. A benemerência da óbra, iniciada pelo saudoso Bento de Abreu e continuada pelo “Cidadão Mariliense de 1956, é demais grandiosa para ser relatada num simples artigo. O sentimento de gratidão, por outro lado, não póde ser perfeitamente delineado em poucas palavras, porque é imensurável. Marília muito deve, muito são gratos os marilienses, ao vulto de realizações sociais da família Sampaio Vidal, agora continuadas pelo pulso firme e amôr por Marília, tão patentemente demonstrados pelo Comendador Cristiano.

Ontem, em nosso artigo, ao fazermos menção a uma série de nomes de marilienses dignos e capazes, que bem poderiam representar-nos no Palácio 9 de Julho ou no Palácio Tiradentes, omitimos, por lamentavel descuido, o nome de um grande mariliense: o Comendador Cristiano. Esse nome deve ser incluido nas citações que ontem fizemos e deverá merecer atenções daqueles que deverão resolver a questão da escolha de marilienses para concorrerem ao próximo pleito eleitoral, em nome de Marília.

Nésta oportunidade, como autênticos marilienses que somos, como apreciadores e divulgadores de todos os motivos que se relacionam com a grandeza de Marília, com o trabalho, realizações e bondade de seu grande povo, aquí deixamos patente os nossos sinceros votos de parabens e de felicitações ao povo mariliense, diretamente beneficiado com a grandiosa óbra que hoje se inaugura e que é o Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.

Extraído do Correio de Marília de 17 de agosto de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)