Hospital de Clínicas (20 de julho de 1957)

Inegavelmente, nossa cidade jamais teve no passado, tantas atenções governamentais voltadas para si, como agora, na gestão do sr. Jânio Quadros. Não é segredo para ninguém, que tudo isto que se chama “Marília”, foi construido em menos de 30 anos, pela operosidade e pelo espírito de trabalho do laborioso povo mariliense.

As iniciativas de ordem privada, deixaram “na poeira” o bafejo de ordem oficial, representando pelas atenções dos poderes do passado, guardada a natural relatividade entre as exigências do progresso da “urbe” e a realidade da presença do “dedo oficial”.

Já, agora, tal não podemos dizer. Em que se destaque os nossos reconhecimentos ao que já foi feito no passado, temos, forçosamente, que ser algo inconformados, quando vemos outras cidades-irmãs, grandemente melhor obsequiadas por auxílios oficiais dos dois prismas – federal e estadual. É que no passado, Marília teve que crescer e fazer-se por si própria, a despeito das exigências de sua voragem de expansão extraordinária.

Felizmente, o atual Govêrno (em) seu plano de voltar as vistas para o interior, veio de encontro, de conformidade com as possibilidades das medidas e estudos preconizados, em muitas aspirações antigas de Marília e seu grande povo. Citemos, por exemplo, a rodovia Marília-Echaporã, que parecia uma novela inacabada; o asfaltamento da estrada Bauru-Marília; a construção do 2º Grupo Escolar; a Faculdade de Filosofia; a Delegacia Regional de Agricultura; e outras coisas.

Agora, teremos o Hospital de Clínicas, velha aspiração dos marilienses e mesmo do povo da região, que sra diretamente o beneficiado. Perceberam o pensaram os leitores, o surto de progresso que representará para Marília, a criação e a instalação dêsse importante nosocômio oficial? Os meios e as facilidades que estarão “à mão” de nossa gente, uma vez que os interioranos viviam, até há pouco, quase que abandonados e enfrentando um mundão de dificuldades, especialmente nesse setor, quando precisava locomover-se à Capital.

Tudo vai caminhando muito bem. O terreno foi desapropriado pela municipalidade e oferecido em doação ao Estado. as comissões especiais da Assembléia Legislativa deram pareceres favoráveis. As verbas próprias virão a seguir, conforme é desejo do Governador Jânio Quadros.

Contaremos, então, se Deus quiser, com mais êsse marco de progresso e dinamismo na cidade. Não só os marilienses serão os beneficiados. Tôda a região da Alta Paulista, Alta Sorocabana e mesmo Noroeste e Norte do Paraná. Que os nossos deputados atentem bem para isso e não olvidem dos serviços que prestarão ao povo de vastas e exuberantes regiões, votando, em tempo habil, as verbas respectivas e necessárias ao ato mencionado. Que o sr. Governador Jânio Quadros possa continuar a cumprir tudo aquilo que prometeu aos marilienses, são os nossos desejos.

No futuro, teremos que ser imensamente gratos a êsse Chefe de Estado, que, mais do que ninguém, muito fez por Marília.

Extraído do Correio de Marília de 20 de julho de 1957

(Nota dos editores Sueli e Cláudio Amaral, escrita em 20/7/2009: para saber mais a respeito do Hospital de Clínicas de Marília, clique aqui
http://www.famema.br/hc)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)