Consagrada pintora em Marília (6 de julho de 1957)

Pelo avião de carreira da VASP, chegará hoje à nossa cidade, a consagrada pintora patrícia Colette Pujól. A renomada artista que é professôra da Escola de Belas Artes de São Paulo e também da Escola das Irmãs Marcelinas, detentora de um honroso prêmio do Salão de Belas Artes de Paris e de dois prêmios do Salão de Belas Artes de São Paulo, visitará nossa “urbe” a convite de um grupo de marilienses amante das belas artes.

Trata-se, sem dúvida, de uma honrosa visita. A renomada artista permanecerá alguns dias em Marília, onde focalizará através de seu famoso e artístico pincél, aspectos da cidade, estudando, simultaneamente, as possibilidades de fundar em nossa cidade, uma Escola de Belas Artes. Para tal, há necessidade de arregimentação de um grupo de trinta marilienses interessados, no mínimo. Assim, Colette Pujól estará entre nós, ministrando os conhecimentos de sua apreciada arte, pelo menos uma vez por mês.

Aí está uma iniciativa de bom alvitre e que por certo deverá merecer a simpatia e o apôio de muita gente. Marília bem que é digna de contar no seu grande edifício de progresso e dinamismo, mais essa “pedrinha”. Campinas e outras grandes e importantes cidades interioranas, sem falar-se nas capitais, dedicam carinho especial a todos os empreendimentos de cultura artística, estando o povo campineiro classificado como um dos “primus inter pares” cultuadores da arte na “hinterlândia” bandeirante.

A consagrada artista, cujo nome é de projeção internacional, será recepcionada no aeroporto, por um grupo de amigos e artistas locais, que procurarão cerca-lá do mais profundo carinho e amizade, demonstrando gratidão pelo aceitamento do convite formulado e gentilmente atendido.

Pelo entusiasmo reinante a respeito do acontecimento, é de esperar-se a viabilidade da concretização do anseio dêsse grupo de pessoas que convidou Colette Pujól para visitar Marília. É de esperar-se, portanto, a efetivação do anseio, objetivando fundar uma Escola de Belas Artes em Marília.

A propósito, cumpre ressaltar aqui, a tramitação pelas Comissões Especiais da Câmara Municipal, de um oportuno projeto de lei, de autoria do vereador dr. Aniz Badra, criando o Salão de Belas Artes de Marília. Será de tal medida instituição oficial, uma vez que de cunho particular, já tivemos, anteriormente, outras mostras do gênero, promovidas principalmente pela simpática União dos Treze.

Positivada a conversão em Lei do projeto referido e instituida agora a Escola de Belas Artes, conforme se pensa e deseja, dará nossa cidade importante passo na cultura e divulgação das artes, equiparando-se aos mais adiantados centros do país.

Idéias como essa, devem merecer inclusive as atenções dos poderes públicos e o apôio das entidades de classe, especialmente as dedicadas aos problemas culturais, sob os seus diferentes e variados aspectos. Por isso, entendemos, que a visita que ora realizará Colette Pujól a Marília, ultrapasse o sentido de cordialidade e convite particular, para alcançar ainda as raias do âmbito oficial, como , por exemplo, com a realização de uma conferência pública, que conte com a presença de nossas autoridades municipais e educacionais.

No ensejo de saudarmos a consagrada artista patrícia, tomamos a liberdade de fazer a presente sugestão, que, por certo, encontrará o mais profundo éco por parte de todos os marilienses.

Extraído do Correio de Marília de 6 de julho de 1957

(Nota dos editores Sueli e Cláudio Amaral, escrita em 6/7/2009: para saber mais a respeito de Colette Pujól, clique aqui
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colette_Pujol)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)