Um banco bem mariliense (29 de maio de 1957)

Transcorre hoje a data do 15º aniversário da fundação do Cooperativa Banco de Marilia Limitada, sem favor algum, um dos grandes empreendimentos que formam o rosário das grandes iniciativas da gente mariliense.

Criado pelo decreto federal nº 10.780, o Cooperativa Banco de Marilia Ltda. éra instalado nesta data, no ido ano de 1942. De início, a junção de idéias de um grupo de cidadãos, que pretendia dar à Marilia um estabelecimento de crédito à altura de suas necessidades, especializado no setor de cooperativismo bancário. A idéia, se bem que explêndidamente recebida, de início tornou-se, como é lógico, um poço de dificuldades. Os idealizadores da empreitada, no entanto, alimentando o propósito firme, lançaram-se à luta, conquistando a recompensa trazida pela vitória do sonhos e das lutas, tornada em realidade.

Hoje, o “Copeban” é aquilo que traduz a grandeza da iniciativa privada, formando no ról dos grandes empreendimentos que enriquecem o progresso de Marilia. Com séde própria, à Rua 9 de Julho,1284 e departamentos nos distritos de Ocaucú, Avencas, Lupércio e Nova Colômbia, possuindo mais de 40 funcionários especializados e que sabem tratar o público com urbanidade e presteza, o Cooperativa Banco de Marilia Ltda. é um verdadeiro patrimonio da grandeza da cidade. Conta seu quadro associativo com mais de 1.500 pessoas, de diversas condições sociais. Destaca-se, no auxilio a lavoura, prestando aos lavradores auxílios pecuniários e financiando empreendimentos rurícolas. Possui um bem montado Departamento de Análises de Terras, sob os cuidados de competente engenheiro agrônomo, que presta inestimáveis serviços aos interessados na policultura. Tal órgão, que serve mesmo de exemplo à outros estabelecimentos congêneres, está instalado no “Edifício Ouro Verde”, 6º andar, Salas 602 e 603, onde recorrem aqueles que desejam conhecer, de antemão, as qualidades das terras para culturas várias. Isto só, recomenda o “Copeban”, como um propugnador diréto do desenvolvimento de cultura em nossa região, colocando o lavrador de hoje, ao lado dos agricultores dos mais adiantados paises do mundo.

O Cooperativa Banco de Marilia Ltda., não parou aí. Seus diretores, dinâmicos e operosos, procuram expandir as atividades do estabelecimento, levando a outros centros agrícolas, os benefícios e as facilidades do cooperativismo bancário. Assim é que dentro em breve, o “Copeban” estará inaugurando seus departamentos nas cidades de Guaimbé e Vera Cruz. Futuramente, outras cidades da região receberão tambem os benefícios e os serviços desse importante estabelecimento de crédito cooperativo, à exemplo de Marilia, Ocaucú, Lupercio, Nova Colômbia e Avencas.

Como gostamos de registrar nesta coluna, os acontecimentos que de perto dizem respeito à Marilia e às iniciativas de sua gente, desejamos neste ensejo, apresentar aos timoneiros, diretores e funcionários desse banco bem mariliense, as nossas congratulações pela importância desta data. À esses votos, aliamos os nossos desejos de que o “Copeban” prossiga néssa caminhada salutar de servir a gente da região, especialmente àqueles que controem, de sól a sól, na zona rural, a grandeza do Brasil.

Parabens, Cooperativa Banco de Marília Ltda!

Extraído do Correio de Marília de 29 de maio de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)