O SAMDU em Marília (30 de março de 1957)

Na última sessão da Câmara Municipal, aprovou a edilidade mariliense um requerimento de autoria do vereador Bernardo Severiano Silva, no qual foi solicitada a instalação de um posto do SAMDÚ em nossa cidade.

Oportuníssima iniciativa, sem dúvida alguma. O SAMDÚ (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência), tem sido, até aqui, um organismo que vem prestando serviços inestimáveis à população de vários centros interioranos em especial.

Eis a íntegra do aludido requerimento, aprovado pelo legislativo mariliense:

“Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Marília.

Requeiro, ouvido o plenário e em regime de urgência, que se oficie à direção do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDÚ), solicitando-lhe, se possível, a instalação de um posto em nossa cidade.

Requeiro também, que igual mensagem seja endereçada ao exmo. sr. Presidente da República, solicitando-lhe os bons ofícios no sentido de Marília ser dotada dêsse valioso empreendimento, que tantos e excelentes serviços vem prestando às comunas bandeirantes, não só nas cidades como na zona rural, dirigido que é pelo dinâmico Delegado do SAMDÚ em São Paulo, dr. Ney Coutinho.

S. S., em 28 de março de 1.957.

Ass. BERNARDO SEVERIANO DA SILVA”.

De há muito, estava Marília necessitando dêsse melhoramento, embora esteja esplendidamente servida na questão médico-hospitalar. Na parte de socorros urgentes, nada possuimos, infelizmente. Se tornada realidade a medida pleiteada, através do requerimento referido, teremos completada uma lacuna que há tempos vinha reclamando providências, especialmente numa cidade grande, progressista e movimentada como é Marília.

Não só a cidade, mas também a zona rural poderá receber efetivos e rápidos benefícios prestados pelo SAMDÚ. A medida e a iniciativa do vereador Severiano, devidamente acatada pela Câmara, tendo, inclusive, o sr. Presidente subscrito também o requerimento, são dignas de elogios.
Oxalá isso não venha a ficar apenas em aspiração, como tantas e tantas coisas têm ficado. Bom seria que outras pessoas e entidades de classe, reforçassem a solicitação aludida, dirigindo-se ao Delegado do SAMDÚ em São Paulo, dr. Ney Coutinho, a fim de que possa o povo mariliense contar com os serviços dêsse organismo assistencial.

Marília realmente, necessita dêsse melhoramento. Não há necessidade de maiores dissertações acerca dos benefícios que o mesmo presta ao povo em geral, em ocasiões difíceis e urgentes.

Vamos, por óra, aguardar os resultados de como será recebido êsse apelo dos marilienses, pelas autoridades citadas, responsáveis pela existência e trabalhos dêsse serviço de socorros urgentes e domiciliares.

Mais tarde voltaremos ao assunto.

Extraído do Correio de Marília de 30 de março de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)