O “Dia do Município” (14 de fevereiro de 1957)

Menos de vinte dias nos separam da magna data da emancipação político-municipal mariliense. 4 de abril marcará mais um aniversario da instalação do município de Marília.

Uma data grata para todos nós, que vivemos nésta querida terra e por suas plagas pulsamos. As autoridades municipais dos dois poderes, ao que nos consta, já se movimentam no sentido de que Marília comemore condignamente éssa efeméride.

No ano passado, aqui tivemos a Banda “Pietro Mascagni”, da cidade de Jaboticabal, vencedora do concurso instituido em 1954, pela Comissão dos Festejos do IV Centenário de São Paulo. Além disso, outras manifestações cívicas, bem como desfiles estudantis, tiveram lugar em Marília. A Câmara Municipal realizou sessão solene, quando vários vereadores fizeram uso da palavra, discorrendo sobre o significado da data.

Agora, cogita-se em trazer para Marília, a famosa Banda dos Fuzileiros Navais, corporação de tradição do Brasil Imperial. Mesmo aqueles que jamais tiveram o ensejo de apreciar a exibição da Banda dos Fuzileiros Navais, sabem, de sobejo, que a apresentação do aludido núcleo é um espetáculo deveras grandioso.

O autor dessas linhas, que tivera anteriormente a oportunidade de ver em ação a aludida corporação musical, presenciou-a novamente ha poucos meses, quando a aludida Banda esteve na cidade de Mogi das Cruzes, prestigiando a VI Convenção Nacional dos Ex-Combatentes do Brasil.

Lins e Baurú já desfrutaram dêsse privilégio. Agora, deverá chegar a vez de Marília. Realmente, a corporação oferece um espetáculo indescritível. Oxalá seja possível a concretização dessa exibição em Marília. Para tal, o Dr. Badra, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Associação Paulista de Municípios, já entrou em entendimentos com o Dr. Ulysses Guimarães, Presidente da Câmara Federal.

Oxalá seja isso possível, pois não é fácil a consecução desse intento. A corporação, embora especial e independente, é militar. A distância do Rio à Marília é grande. O alojamento para trezentos e tantos soldados será um problema também, que, temos a certeza, será contornado. Acontece, entretanto, que “paga a pena”, conforme diz o caboclo, fazer toda éssa força, para termos em Marília, no “Dia do Município”, a Banda dos Fuzileiros Navais. Vamos agora aguardar o pronunciamento do Dr. Ulysses Guimarães, que, como um grande amigo de Marília, que sempre foi, procurará atender o pedido do Dr. Badra, que represente, sem dúvida, a solicitação dos marilienses.

Extraído do Correio de Marília de 14 de fevereiro de 1957

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)