A “Mercedes Bens do Brasil” (3 de outubro de 1956)

Com a presença do Chefe da Nação e as solenidades de praxe, ocorreu na semana passada, o áto inaugural da fábrica de caminhões brasilerios, pela firma “Mercedes Bens do Brasil S/A.” Sem dúvida, um acontecimento de grande relevo na vida econômica nacional, um marco de progresso que vem a tornar-se realidade, já com um atraso de centena de anos. Positivamente, ao ensejo de tecermos um pequeno comentário à margem do significado verdadeiramente grandioso que representará êsse marco de progresso industrial no país, cumpre-nos afirmar que tal assunto deveria ser traduzido em realidade, já ha tempo.

Ao som do Hino Nacional, o Presidente Juscelino Kubitschek descerrou a placa comemorativa, contendo a legenda: “Nas estradas brasileiras, caminhões brasileiros”. A expressão foi tirada de um dos discursos do próprio Sr. Kubitschek, proferido por ocasião de sua campanha eleitoral.

Autoridades, imprensa, industriais, representantes do comércio e industria automobilística e convidados especiais, estiveram presentes ao áto. Foram visitadas as dependências e as instalações da nova e grandiosa industria, por todos os presentes.

Numa tribuna instalada defronte a um grupo de bloco de motores de caminhões, se fizeram ouvir vários oradores, tendo sido o primeiro a falar o Sr. Maurício de Andrade, um dos diretores da fábrica. Em nome dos operários da indústria inaugurada usou da palavra o Sr. Sebastião Euláio dos Santos. Seguiram-se com a palavra o Ministro Lúcio Meira e o Governador Jânio Quadros, que discorreram sobre o assunto e sua importância.

Por último, discursou o Presidente da República, saudando preliminarmente o povo paulista e o Governo de São Paulo.

“Estamos já agora em plena batalha do desenvolvimento, e caminhamos para a solução dos muitos problemas que entravam o nosso progresso” – salientou o Presidente, continuando: “a revolução de hoje é a do desenvolvimento nacional. É essa a revolução que o povo brasileiro deseja, espera e aplaude”. E mais adiante: “Não acalento outro ideal a não ser o de alcançar mar calmo, pacífico, para que o Brasil possa progredir na sua viagem para o desenvolvimento.”

Em verdade, aí está o ponto de partida de uma almejada nova era, que representará peso-ouro na balança da nossa independência econômica. Faz-se mistér que a ação dos governos se estabeleça ainda em maior escala, dando a mão à todos aqueles que pretendem colaborar com o Brasil, auxiliando-o nessa batalha de desenvolvimento preconizada pelo Presidente da República. Muita coisa que ainda importamos, escoando rios de dinheiro e divisas, poderá ser fabricadas aqui mesmo, fazendo a total independência industrial e econômica do Brasil, sonho do passado de muitos patriótas, que só agora propicia a apresentar seus primeiros efeitos.

Que a inauguração da “Mercedes Bens do Brasil S.A.” seja, pois o espelho dignificante de uma nova fase de progresso no parque industrial paulista, que é, sem sombra de dúvida, o mais significativo de toda a América Latina.

Que a semente óra lançada produza os frutos desejados para orgulho dos brasileiros e para felicidade de nossa Pátria, são os desejos de todos nós.

Extraído do Correio de Marília de 3 de outubro de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)