Marília industrial (18 de setembro de 1946)


José Padilla Bravos

Vi ha pouco, num matutino paulista, uma demonstração estatística das industria no Estado de São Paulo.

Foi pena, entretanto, que a referida exposição se prendesse ao exercício findo em 1944, sendo que nós já avançamos cerca de dois anos dessa alusão. Eu disse “foi pena” porque gostaria que o citado relato, dissesse respeito ao exercício cadente e mitigasse a natural curiosidade, que em mim nasceu no mesmo sentido.

Por tal compêndio estatístico, póde se avaliar e estimar a elevação do nosso próprio nivel industrial.

Relativamente, é fantastico. Marília é uma “cidade-menina”, que se apoia agora, na tentativa difícil dos primeiros passos. Principia a florecer, desabrochando agora, acordando para o próprio e vertiginoso progresso.

Disso, todos nós nos ufanamos, com um orgulho justíssimo e profundo, e estamos helmeticamente certos, de que, ser mariliense, autêntico ou não, é um motivo impendivel de satisfação e orgulho.

E é mesmo, incontestavelmente. Qualquer pessoa que arfa com estes ares, pugnará por estas paragens acolhedoras e exuberantes.

Marília deixou atraz, quase a totalidade de suas irmãs mais velhas. Em quase todos os angulos de suas atividades. Está escrito no próprio livro da evolução de nosso hinterlandio, que nada deterá a marcha de Marília, para o apogeu metropolitano do progresso de nossos dias.

Pela demonstração em apreço, Marília, como cidade industrial paulista, coloca-se sobressaentemente, em quinto lugar, com quatrocentos e dezenove estabelecimentos industriais!

Precedem-na a Capital Bandeirante, com 11.491 estabelecimentos industriais; depois Santos com seiscentos e trinta, Santo André com quinhentos e oitenta e quatro e Campinas com quatrocentos e vinte e quatro!

A própria Sorocaba, alcunhada de “cidade industrial”, apezar de aconchegar mais de dezessete mil operários, está em nono lugar no Estado!

O número dos operários industriais marilienses, de acordo com a estatistica em tópico, é de cerca de seis mil.

Para uma cidade de apenas vinte anos de vida, isso é progresso, na real concepção da palavra!

Extraído do Correio de Marília de 18 de setembro de 1946

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)