A viagem de prefeitos e vereadores aos Estados Unidos (22 de maio de 1956)

Indiscutivelmente, aquêles que acompanham os passos e as lutas da Associação Paulista dos Municípios, vão se convencendo, a cada dia que passa, que a referida entidade está bem identificada nos pontos básicos e primordiais da independência econômica dos municípios.

A bandeira do municipalismo, com a descentralização e com a autonomia financeira dos municípios por meio de melhor discriminação na aplicação de rendas é um ponto verdadeiramente notável e vital para o próprio desenvolvimento da nação.

A A. P. M. vai empreender uma viagem de estudos e apreciações do sistema municipalista norte-americano, um dos padrões mundiais em independência e autonomia financeira dos centros interioranos. Prefeitos, vereadores e técnicos da própria A. P. M., conhecerão “in loco”, a engrenagem da progressista máquina de autonomia municipal dos chamados “condados americanos”.

A viagem está marcada para a próxima quinta-feira, dia 24, devendo ter a duração aproximada de trinta dias. Em entrevista que nos concedeu o dr. Aniz Badra, presidente da A. P. M., ficou bastante claro um ponto de elevada importância e a rigor, o mais elevado sentido da viagem: a mesma não onerará nenhum cofre público – municipal, estadual ou federal.

E foi mais além o dr. Aniz Badra, ao afirmar que a caravana não vai visitar “arranha-céus”, se bem que tal não deixasse de ser interessante para qualquer brasileiro. A missão especial é visitar os municípios de vários estados estadunidenses, conhecendo em fato a vida municipalista-padrão das comunas norte-americanas. Não de modo superficial, porém objetivo. Para conclusões e proveitos da própria bandeira municipalista. E a prova está que apesar de que a viagem pode ser integrada por qualquer outra pessoa, sòmente aquêles que alimentam idéias municipalistas e que são soldados da causa é que irão.

É digna de elogios a viagem e os seus motivos.

É merecedora de confiança e de esperança, principalmente pelo povo do interior, mormente dos grandes centros como Marília, que contribuem com parcelas gigantescas de cifrões para os cofres do Estado e da União. Municípios como o nosso, que crescem vertiginosamente e que a cota de suas rendas, por deficiente, não pode emparelhar-se ao voluma das despesas públicas exigidas pelo próprio progresso.

Desejamos felicidades à caravana que depois de amanhã rumará para a terra do Tio Sam, com a enorme responsabilidade de trazer num futuro próximo, para nós do interior, dias melhores de um progresso mais ritmado, com nossa vida própria mais liberal e sem necessitar, para qualquer pequena coisa, as difíceis assistências dos poderes centrais. Que a viagem seja proveitosa e preencha as finalidades que se propõe, é o que auguramos aos integrantes dessa caravana que no momento desperta as atenções de todo o interior.

Boa viagem e felicidades, senhores!

Extraído do Correio de Marília de 22 de maio de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)