O Exército e o custo de vida (29 de maio de 1956)

Parece que vai ser posta em prática u’a medida por nós preconizada há tempo, ou seja, a intervenção do Exército Nacional, na batalha do crescente aumento do custo de vida.

Isso é o que podemos deduzir, através da palavra oficial do Exército, na pessoa do Ministro da Guerra, general Teixeira Lot. Ao responder a uma pergunta de um repórter paulistano, no último sábado, momentos antes de embarcar em Congonhas com destino ao Rio, o titular da Guerra declarou que o govêrno federal está tomando providências e “medidas capazes e resolutas, que, sem sombra de dúvida, irão minorar as agruras pelas quais estão passando as classes menos favorecidas”.

E adiantou o ministro da Guerra: “Nessa emergência, o Exército dará ampla cobertura, auxiliando o govêrno em tudo e por tudo, inclusive lançando mão de suas viaturas para o transporte de mercadorias. Posso informar que o govêrno federal instalará postos de vendas e redobrará seus esforços na fiscalização de preços ou sonegação de mercadorias”.

A medida será oportuna e já virá um pouco tarde. Mas que seja bem organizada e melhor intencionada, são os nossos votos.

Por que o govêrno não adquire nas fontes, uma regular porcentagem das safras, executa os transportes por sua conta com viaturas oficias e estabelece postos de venda, com preços humanos e fiscalizados? Não seria impossível ao Executivo fazer isso. E o povo poderia respirar com maior facilidade, pois no momento atual, a vida está insustentável, cuja condição de desespero está repercutindo dolorosamente na própria vida nacional, trazendo-nos a condição atual de sermos um dos países mais inflacionários do planeta.

Tudo dependerá do modo e dos processos que sejam postos em prática. Que não venham os serviços oficiais a respeito apresentar falhar ou deficiências, pois assim teríamos dois motivos a lamentar: primeiro o não atender as suas precípuas finalidades; segundo, a continuidade da anomalia, desta vez, oficializada.

Sempre depositamos no Exército tôda a nossa confiança e as esperanças de dias melhores. Agora se apresenta uma oportunidade para isso.

Oxalá tudo dê certo. Oxalá.

Extraído do Correio de Marília de 29 de maio de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)