Marilia de Dirceu (10 de fevereiro de 1956)

A data de hoje, marca o 103º aniversário da morte de Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, a imortal Marília de Dirceu, cantada nos versos de Tomás Antônio Gonzaga, poeta e inconfidente mineiro.

Ninguém sabe ao certo, o dia e ano em que nasceu a maior musa de todos os tempos na história da literatura brasileira. Presume-se que Marília tenha vivido oitenta e quatro anos. Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, morreu sem casar, apesar de sua beleza estonteante. A respeito, no livro “Brasileiras Célebres”, de J. Norberto S. S., encontra-se a seguinte descrição de seu físico: “A rival da mãe do amor na beleza, diz uma testemunha ocular, a deidade mortal que inspirara ao deleitoso Gonzaga tantas liras imortais, a formosura peregrina que lhe despertara o gênio pelos estímulos do amor”... E ainda: “Tomás Antônio Gonzaga, que eternizou a história de seus amores em suas liras, primando na suavidade de suas rimas, que depois foram publicadas com o título de “Marília de Dirceu”, a delineara em seus versos, como a arcádia dessas cenas campestres , de quem se fez pastor, para poder falar uma linguagem menos ostensivas e mais própria de sua modéstia, tomando para si o nome de “Dirceu” e dando à sua amante, a mulher que devia ser sua esposa, o nome de “Marília”, com que a imortalizou”.

Beatriz Francisca Brandão, poetisa e prima de Marília, conta, num depoimento de 1853: “Era completa beleza. Era de estatura mais que mediana, esbelta sem ser magra, alva de neve, faces de rosa, olhos grandes e negros, bôca pequena ornada de belos dentes”.

Em 10 de fevereiro de 1853, faleceu Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, a Marília de Tomás Antônio Gonzaga, em cuja bela história e não menos belo nome, foi inspirada a denominação de nossa cidade.

Registrando o centésimo terceiro aniversário de seu falecimento, estamos prestando uma singela homenagem à sua memória.

Hoje os restos mortais de Marília, encontram-se no Museu dos Inconfidentes, em Ouro Preto, ao lado de Dirceu, seu eterno enamorado, o inconfidente mineiro que foi encarcerado nu’a masmorra da Ilha das Cobras e depois, em 22 de maio de 1792, levado em degredo para Moçambique, onde casou, enviuvou e morreu, só voltando à Pátria depois de morto.

O nome da “cidade menina”, inspirado na maior das musas de nossa história, foi um acontecimento feliz. Porisso, nós, que somos de Marília, rendemos hoje nossos respeitos à Marília de Dirceu, a imortal Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, nesta data de mais aniversário de sua morte.

Extraído do Correio de Marília de 10 de fevereiro de 1956

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jogo do bicho (26 de outubro de 1974)

O Climático Hotel (18 de janeiro de 1957)

“Sete Dedos”, o Evangelizador (8 de agosto de 1958)